domingo, 24 de agosto de 2014

Momentos tristes

(Madrugada de hoje)
Tem gente que eu acho que não chora e não se sente profundamente triste. Ou quando chora, é uma vez a cada três anos. Não por ser muito feliz, mas por insensibilidade. Se isso é bom ou ruim eu não sei. Eu sei que não sou assim, muito pelo contrário.
Comecei falando desse tipo de gente para que você leitor ou leitora saiba que, se você não for como eu, talvez não entenda as coisas que direi agora. 

Eu choro com facilidade desde criança, por diversos motivos e com diferentes intensidades. Mas não é porque eu choro fácil que é fácil aguentar. Eu não choro sem me sentir mesmo mal.
Depois de um tempo passando por momentos de tristeza quando criança, tive que criar jeitos de me distrair. Aprendi a ler histórias de mistério (nelas, poucos personagens sofrem), escrever contos em que eu era a heroína, apreciar a beleza da natureza como se ela fosse acabar amanhã, rir com intensidade, querer ajudar os outros como eu queria que me ajudassem, etc.
Anos depois, aprendi a esvaziar a mente quando não consigo parar de chorar. Mas isso é bem difícil e ainda não peguei o jeito.
Agora, aprendi a lembrar de pessoas em situações piores que a minha.
Hoje, por exemplo, eu estava triste, mas aí lembrei de um homem que vi na Avenida Goiás. Era um homem aparentemente pobre, sentado no chão, com vários pertences e materiais de trabalho espalhados. Estava fazendo uma maquete de uma fazenda simples de isopor, pedaços de madeira e animaizinhos de plástico. Enquanto outros ambulantes vendiam óculos de sol, panos de prato, relógios, etc, esse homem parecia tentar fazer o melhor com aqueles materiais tão simples.
Então, poxa, se uma pessoa nessa situação estava lá no chão super concentrada no trabalho, não estava chorando e não tinha desistido de tentar fazer o melhor, por que é que eu vou desmoronar se meus motivos nem chegam perto daquilo que eu vi?
Aí, transformo a tristeza no "querer bem" mais forte que eu consigo. Assim fica mais fácil aguentar.

É só isso que tenho pra dizer hoje.
Um abraço de coração pra você leitora ou leitor <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário